Muito
já foi dito sobre os benefícios do uso das redes sociais, e seus malefícios,
especificamente quando feito de forma inadequada e irresponsável. No entanto,
parece que algumas pessoas permanecem distantes da leitura ou simplesmente
ignoram tais informações.
Recentemente,
flagrei o post de um colaborador, de posição estratégica em uma grande
instituição em que presto serviços de consultoria, dizendo: “Que reunião
chata, acaba logo”, ou seja, exatamente no momento em que participava da
mesma.
Engana-se
quem acredita em estar isento de observação e avaliação de sua exposição por já
estar inserido no mercado de trabalho. A “investigação” ocorre antes, durante e
até mesmo após o contrato de trabalho.
Com
maior frequência, no entanto, ela acontecesse na busca do profissional e antes
da sua contratação. O perfil encontrado numa rede profissional, como é o caso
do Linkedin, também é “investigado” em uma rede pessoal, exemplos de Facebook e
Twiter, os mais habituais.
Por
muitas vezes descobre-se, através desta pesquisa, um posicionamento
contraditório, com declarações do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que
eu faço”.
Deve-se
ter muito cuidado e evitar postagens que possam evidenciar o consumo exagerado
de bebidas alcoólicas, manifestações de ódio pelas segundas-feiras, de alívio e
prazer pelas sextas, referências negativas ao antigo ou atual local de trabalho
e às pessoas com quem convive diariamente.
Torna-se
cada vez mais fundamental, o cuidado com a imagem. Um eficiente marketing
pessoal começa pela coerência na postura e nas atitudes que façam relembrar Pompéia, a mulher de César, cujo
comportamento propiciou ao imperador, segundo o historiador Suetônio, cunhar a
frase “não basta ser honesta, é preciso parecer”.
Problema de alto nível*
só conquista quem faz das próprias atitudes suas maiores porta-vozes.
*Problema de alto nível =
quando alguém precisa decidir entre duas ou mais excelentes opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário