segunda-feira, 21 de março de 2011

GESTÃO OU INDIGESTÃO DE PESSOAS?

O mundo corporativo tem lançado moda constantemente.
Moda?
Sim. Desde o filme “Tempos Modernos” do espetacular Charles Chaplin, o modismo corporativo tem causado verdadeiras confusões com nomes até interessantes. Reengenharia, parceria, absenteísmo, network, balanced score card, feed back, turn over, e por aí vai. Uma delas que tem me tirado o sono é a quase banalizada “Gestão de Pessoas”.
As transições nominais de DP (Departamento de Pessoas) para RH (Recursos Humanos) para então GP (Gestão de Pessoas), parecem não ter sido suficiente para atentar que cuidar de pessoas parte de um princípio básico que é preciso realmente gostar de pessoas.
Muitos gerentes, diretores e líderes, acreditam que dar bom dia, pagar os salários pontualmente ou conceder alguns benefícios diferenciados é suficiente para se auto-intitular Gestor de Pessoas.
Perguntado certa vez, a um ex-presidente da república, o que faria depois de cumprir seu mandato respondeu: “- Vou cuidar dos meus cavalos. Prefiro o cheiro deles ao cheiro do povo.”
Quando um líder diz “– Nossa, como é difícil tratar com pessoas, elas são muito complicadas.” tenho um arrepio na coluna e me pergunto o que esses líderes estão fazendo nesta posição.
O fato é que alguns desajustes nas relações humanas estão sendo abordados de forma empírica e pouco profissional por suas lideranças. É extremamente necessário que comecem a dar conta da importância do desenvolvimento de uma cultura interna em total sinergia com a estratégia desejada.
As diversas variáveis que compõem o clima de uma organização - comunicação, integração, valorização/reconhecimento, expectativa de crescimento e desenvolvimento, autonomia/participação/sentimento de utilidade, liderança, satisfação pessoal com o trabalho que realiza, visão organizacional, remuneração/benefícios, imagem, crenças e valores da organização, condições de trabalho (físicas ou processuais) - são apenas alguns dos fatores que tornam a interação humana uma questão complexa, a ser abordada com profissionalismo por todos aqueles que desejam o sucesso da organização em que trabalham.
E você, qual perfume lhe agrada mais?

4 comentários:

  1. Com certeza o perfume das pessoas.
    Excelentes comparações e realmente um alerta para os lideres de hoje.
    A equipe é o espelho do seu lider e infelizmente alguns lideres estão com sua imagem distorcida neste espelho.

    Edilaine Bonfim

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  2. Sou uma apaixonada pela área de RH/Pessoal, mas realmente tenho encontrado muitas pessoas assim pelas empresas em que trabalhei e prestei serviços, cheguei inclusive pensar que eu estava ultrapassada na área, pois o descaso de certos profissionais e a prepotência falam mais alto, a impressão que tenho é que o bem estar individual deste profissional sempre está em primeiro lugar, quando deveria ser o contrario.

    Mara Bandolin.

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  3. Carolina Ribeiro14/03/2012, 17:44

    Valorizar pessoas e não coisas! Esta é a chave para uma Gestão de Pessoas verdadeira em sua essência.

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  4. Os gestores devem confiar mais em seus colaboradores.

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