terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LIDERANÇA SEM ÉTICA. É POSSÍVEL?

“ÉTICA é um conjunto de valores e princípios que orientam a nossa conduta”.

Nesse artigo há diversas citações do fantástico filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mario Sergio Cortella, que ouvi e aprendi em uma de suas empolgantes palestras.

Como identificar uma empresa séria e justa?

Uma empresa cuja missão, visão e valores estão em total sinergia com os sonhos de seus colaboradores, é uma empresa ética. Porém, a filosofia só é válida quando praticada pelas pessoas envolvidas.

“Há duas coisas centrais para se preservar uma ética de respeito à vida, aos negócios e à nossa capacidade coletiva: Sinceridade e Integridade.
Ética sem sinceridade não funciona e integridade é nossa alma.”

Qual a influência de um líder na questão da ética corporativa?

Para que uma organização possa ser “certificada” como ética, é preciso que todos, essencialmente os líderes, atuem com sinceridade e integridade, não promovendo colaboradores por afinidade e sim por competência e merecimento; não manipulando relatórios visando tão somente benefício próprio em detrimento dos prejuízos alheios; não negociando com os detentores do poder para se protegerem e camuflarem suas incompetências.

“A vida não é um vale tudo... De nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma”.

Espalhar a esperança é uma das principais funções de um líder. Outras, tão importantes quanto, é saber tratar a todos por igual, mas cada um em suas particularidades e não confundir controle com poder.

“A ética é o que nos auxilia a decidir as 3 grandes questões da vida humana:
Quero? Devo? Posso?
Tem coisa que eu quero mas não devo.
Tem coisa que eu devo mas não posso.
Tem coisa que eu posso mas não quero”.

O líder precisa ter clara sua responsabilidade. Afinal, “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que deixarmos para o mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário